Matéria Prima - Material de Estudo (EP) 2012

11:54

  Fotos por Diogo Andrade / Texto por PDR Valentim

Novo trabalho do MC Matéria Prima se pauta no cotidiano e passeia pelas ruas da cidade para descrever a vida


Material de Estudo é o título do primeiro trabalho solo do MC Matéria Prima. Gravado nos estúdios Minueto, em Belo Horizonte, estúdios Track Cheio, em Curitiba e mixado por Ricardo Cabes, o EP chega com nove faixas que refletem situações cotidianas com detalhes e imagens.

Contando com um time de peso na produção musical do disco, Matéria desfila seus versos calmos e agitados sobre beats que levam a assinatura de Gurila Mangani, Coyote Beatz, Renan Samam, Nave e Cabes, nomes dos mais representativos na atual cena do rap brasileiro. 

Cantando a rotina, como em “Lá vou eu” (música que abre o disco), a fé, afirmada em “Proteção”, ou a busca por sossego, um desejo em “Descansar”, Matéria Prima traça um olhar atraente acerca da realidade metropolitana e consegue transportar o ouvinte para as cenas narradas a cada composição. Tudo isso amparado por uma sonoridade diversa, que une batidas, samples e melodias com simplicidade, resultando no que pode ser traduzido como “poesia urbana”, expressão repetida no texto de “Prosa Proesa”, faixa que encerra os trabalhos em Material de Estudo.


Dos tempos de Quinto Andar e Subsolo, coletivos que integrou durante a primeira década dos anos 2000, o MC traz uma habilidade ímpar, quando estabelece uma relação pessoal com as palavras, a língua e a métrica. Ouvindo seus sons, parece mesmo fácil combinar milimetricamente rimas, flow e coerência.

Nos vocais do Zimun, banda belohorizontina que representa com louvores a fusão de hip hop com jazz, Matéria Prima divide a responsabilidade com Fernando Castilho há mais de dois anos. Já nas apresentações do novo trabalho, ele se juntará ao DJ Cost para reviver o bom e velho formato DJ e MC e celebrar mais essa conquista do Hip Hop de Minas Gerais.

Geralmente as bases, instrumentais usados para o rap, são criadas à partir das letras ou elaboradas à partir de uma pesquisa de samples e conceitos.

Com “Material de Estudo”, Matéria Prima busca mostrar o processo de escrita que surge à partir de bases prontas,sem passar pelo processo acima,deixando que sua sonoridade determine o rumo dos temas,sem se prender ao mesmo estilo de escrita de trabalhos anteriores.






Matéria Prima - Material de Estudo (EP) 2012

01 - Lá Vou Eu (prod. Gurila Mangani) (2:41)
02 - Alucinações (prod. Gurila Mangani) (2:46)
03 - Vida (prod. Nave) (2:19)
04 - Paraísos Artificiais (prod. Cabes) (2:41)
05 - Protesto (prod. Renan Samam) (2:43)
06 - Proteção (prod. Coyote Beatz) (2:38)
07 - Descansar (prod. Cabes) (2:41)
08 - Seja seu Acesso (prod. Cabes) (2:52)
09 - Prosa Proesa (prod. Coyote Beats) (3:13)

DOWNLOAD: http://www.mediafire.com/?r238wn5gyd5d8wd



Ficha técnica:

Letras e vocais de Matéria Prima.
Gravado no estúdio Track Cheio (CWB) e Minueto (BH).
Mixado e masterizado por Ricardo Cabes.
Arte por Gabriel Nast e Dagson.
Design gráfico por Leonardo Cezário (Zer02 Design).

Contato:
materiaprima78@gmail.com
soundcloud.com/materia-prima01


Você também pode gostar

3 comentários